Folclore no Ipu.
Os Reisados:
Por volta dos anos de 1930, já existia a Folia Reis no Ipu. Não obstante a sua existência desde o inicio do século.
Os reisados que rezam no nosso arquivo datam de 1930, quando era comandado por Zé Padeiro, um ipuense residente na rua da goela nas imediações ou onde é hoje a Fábrica Wolga.
A iluminação da cidade era a luz de Acetileno uma luz a custa de carbureto, mas, mesmo assim acontecia a folia de Casa em Casa até o romper da aurora.
Uma característica completa com todos os personagens de uma verdadeira Folia de Reis. Cantavam e sapateavam alegrando os lares de nossa Ipu.
· Reisado de Caboclinho Mourão. Com o desaparecimento de Zé Padeiro surge o seu Caboclinho Mourão com um Grupo de Reisado grande e muito entusiasmado que atendia os simpatizantes da folia que eram muito, pois a cidade ainda era muito nostálgica e qualquer animação agradava a todos.
· Reisado de Batista Bernardino e Raimundo Nonato de Mello, este último meu avô por parte de minha mãe. Um senhor reisado durou até o ano de 1936, Com o falecimento o meu Avô, ficou somente o Batista que deu continuidade ao grupo. Batista Bernardino era Avô da Sula, Fransquinha do Dico e etc.
· Reisado de Dão Paiva. Pai do Florival, Gonçalo, Expedito, Piragibe e outros. Era uma prole imensa do seu Dão. Moravam no Sítio Salgado e mantiveram por muitos anos um grande grupo de Reisado, dançavam no Sertão, Serra e na Cidade. Os seus filhos e filhas eram os principais participantes. Florival era Dama se vestia como uma verdadeira Dama e também fazia o papel de Borboleta que entrava cantando uma música dizendo assim: eu sou uma borboleta - muito faceira a bonita – canto assim porque é Noite de Natal etc e etc.
Durou muitos anos esse Reisado findando já no fim dos anos 60.
· Veio em seguida o Reisado do Luiz Juriti, permanecendo até o final dos anos 80, quando o mesmo já não tinha mais condições físicas para os famosos sapateados.
Depois do Luiz Juriti desapareceram os nossos reisados até os nossos dias.
Comidas Típicas.
· Aluá de Milho, Pipoca.
· Bolo da Carimã, um bolo feito de um produto que nós conhecemos como “Bolo de Puba”.
· Chouriço, uma comida feita do sangue do porco, com farinha de mandioca, farinha de gergelim rapadura ou açúcar.
· O famoso Bolo de Milho, que todos nós conhecemos.
· A Canjica, Pamonha, Mungunzá – doce e salgado.
· A Paçoca feita com farinha de Mandioca e Carne de Sol pisado no Pilão.
· As Broas, representadas pelas Palmas, Roscas, Esquecidos, Grude com Coco, Bolo de Goma, a Tapioca com Coco, o Doce de Coco e mais, durante as Fogueiras assamos a Batata Doce envolta nas cinzas da Fogueira, o Milho Verde e etc.
Quadrilhas.
Desde os primórdios de nossa civilização que praticamos a dança da Quadrilha. Inicialmente os seus passos eram marcados em Francês, muito embora sabemos, que a sua origem é Portuguesa mas, os Francês levaram muito a serio na sua região dando uma conotação muito intensa as evoluções rítmicas da dança; sem esquecer o CASAMENTO MATUTO que foi uma criação de nossa brejeirices Brasileiras.
Qualquer inovação nas de: ritmos, roupas, passos e evoluções descaracterizam totalmente as originalidades de nossas quadrilhas.
A introdução de certos andamentos e mito especialmente os ritmos são meras invenções daqui que chamamos de modernidade o que não é o nosso caso.
Os afilhados de Fogueira que até hoje muitos levam a serio é uma criação brasileira, especialmente quando é feita na Fogueira de São João.
As palavras pronunciadas na hora do apadrinhamento dizem mais ou menos assim: “Soa disse são Pedro confirmou se tu hás de ser minha afilhada que santo Antonio Mandou, dá três voltas em torno de um Tição em Brasa repetindo a mesma coisa”.
Os Violeiros. Ainda permanecem em nosso meio, muito embora já tenha sido mais intensa em épocas passadas. Aqui encontramos poucos violeiros, mas, em outras localidades bem próximas de nós à Moda de Viola, está sempre presente.
Os emboladores repentistas também se incluem no nosso folclore. São as famosas emboladas. Este tipo de ritmos é muito freqüente nas feiras livres que não deixa de ser também um hábito folclorista de nossa região.
Essas manifestações são muito freqüentes na Paraíba e Pernambuco.
As Cantigas de Roda, Cirandas, e brincadeiras outras que caracterizam o folclore infantil.
Carro de Bois, integrante do nosso folclore por ser um meio de transporte muito característico com toques originais que formava ou é formado por uma carroceria rústica de fueiro e uma canga de bois que transportava os nossos produtos como: a cana-de-açúcar, para as nossas moagens e outros produtos similares.
Carnaval, o maior Folclore brasileiro com uma intensidade muito grande em todo País.
Aqui no o carnaval começou aparecer por volta dos anos 30 com pessoas que se vestiam aleatoriamente somente na terça-feira de carnaval com roupas femininas, de animais, e como o satanás.
Já nos 50/60, começaram a aparecer os primeiros grupinhos que quase formavam um Bloco Carnavalesco.
O primeiro bloco que tenho conhecimento era o bloco dos sujos, muitas pessoas do Clube Artista Ipuense se vestiam com um saco de estopa e passavam o sujo das panelas no rosto. (Tirna) e saiam rua afora cantando e dançando as marchinhas do carnaval da época.
Depois apareceu os Corrupiões sem Maldade também composto por membros do Clube Artista Ipuense, bem grande com muitos participantes vestidos de uma camisa de mangas compridas de cor Amarelo queimado um Calça Branca e um quepe em branco e amarelo.
Fizeram o carnaval do Ipu por muito tempo. Ainda hoje existem remanescentes deste bloco. Perdemos na semana passada um dosúltimos de seus remanecentes - O MESTRE ZÉ MOSAICO. Hoje contamos ainda com o Zé Artur e ZÉ Teixeira.
Já nos 70/80, surgiram as Escolas de Frevo, dando uma expressão fortíssima no nosso carnaval, pela beleza de suas fantasias e adereços e o valor histórica que cada bloco representava.
Era o Custemu X Xeguemu, Punk, Aventureiros do Havaí, Papalalau (ainda hoje existente), Os Réus, Spakpemu, e outros que não me recordo agora.
E assim eram mais ou menos as nossas manifestações folclóricas.
Qualquer pesquisa que possa inserir no texto, fiquem a vontade.Afinal de contas a nossa história é ampla e rica.
Os Reisados:
Por volta dos anos de 1930, já existia a Folia Reis no Ipu. Não obstante a sua existência desde o inicio do século.
Os reisados que rezam no nosso arquivo datam de 1930, quando era comandado por Zé Padeiro, um ipuense residente na rua da goela nas imediações ou onde é hoje a Fábrica Wolga.
A iluminação da cidade era a luz de Acetileno uma luz a custa de carbureto, mas, mesmo assim acontecia a folia de Casa em Casa até o romper da aurora.
Uma característica completa com todos os personagens de uma verdadeira Folia de Reis. Cantavam e sapateavam alegrando os lares de nossa Ipu.
· Reisado de Caboclinho Mourão. Com o desaparecimento de Zé Padeiro surge o seu Caboclinho Mourão com um Grupo de Reisado grande e muito entusiasmado que atendia os simpatizantes da folia que eram muito, pois a cidade ainda era muito nostálgica e qualquer animação agradava a todos.
· Reisado de Batista Bernardino e Raimundo Nonato de Mello, este último meu avô por parte de minha mãe. Um senhor reisado durou até o ano de 1936, Com o falecimento o meu Avô, ficou somente o Batista que deu continuidade ao grupo. Batista Bernardino era Avô da Sula, Fransquinha do Dico e etc.
· Reisado de Dão Paiva. Pai do Florival, Gonçalo, Expedito, Piragibe e outros. Era uma prole imensa do seu Dão. Moravam no Sítio Salgado e mantiveram por muitos anos um grande grupo de Reisado, dançavam no Sertão, Serra e na Cidade. Os seus filhos e filhas eram os principais participantes. Florival era Dama se vestia como uma verdadeira Dama e também fazia o papel de Borboleta que entrava cantando uma música dizendo assim: eu sou uma borboleta - muito faceira a bonita – canto assim porque é Noite de Natal etc e etc.
Durou muitos anos esse Reisado findando já no fim dos anos 60.
· Veio em seguida o Reisado do Luiz Juriti, permanecendo até o final dos anos 80, quando o mesmo já não tinha mais condições físicas para os famosos sapateados.
Depois do Luiz Juriti desapareceram os nossos reisados até os nossos dias.
Comidas Típicas.
· Aluá de Milho, Pipoca.
· Bolo da Carimã, um bolo feito de um produto que nós conhecemos como “Bolo de Puba”.
· Chouriço, uma comida feita do sangue do porco, com farinha de mandioca, farinha de gergelim rapadura ou açúcar.
· O famoso Bolo de Milho, que todos nós conhecemos.
· A Canjica, Pamonha, Mungunzá – doce e salgado.
· A Paçoca feita com farinha de Mandioca e Carne de Sol pisado no Pilão.
· As Broas, representadas pelas Palmas, Roscas, Esquecidos, Grude com Coco, Bolo de Goma, a Tapioca com Coco, o Doce de Coco e mais, durante as Fogueiras assamos a Batata Doce envolta nas cinzas da Fogueira, o Milho Verde e etc.
Quadrilhas.
Desde os primórdios de nossa civilização que praticamos a dança da Quadrilha. Inicialmente os seus passos eram marcados em Francês, muito embora sabemos, que a sua origem é Portuguesa mas, os Francês levaram muito a serio na sua região dando uma conotação muito intensa as evoluções rítmicas da dança; sem esquecer o CASAMENTO MATUTO que foi uma criação de nossa brejeirices Brasileiras.
Qualquer inovação nas de: ritmos, roupas, passos e evoluções descaracterizam totalmente as originalidades de nossas quadrilhas.
A introdução de certos andamentos e mito especialmente os ritmos são meras invenções daqui que chamamos de modernidade o que não é o nosso caso.
Os afilhados de Fogueira que até hoje muitos levam a serio é uma criação brasileira, especialmente quando é feita na Fogueira de São João.
As palavras pronunciadas na hora do apadrinhamento dizem mais ou menos assim: “Soa disse são Pedro confirmou se tu hás de ser minha afilhada que santo Antonio Mandou, dá três voltas em torno de um Tição em Brasa repetindo a mesma coisa”.
Os Violeiros. Ainda permanecem em nosso meio, muito embora já tenha sido mais intensa em épocas passadas. Aqui encontramos poucos violeiros, mas, em outras localidades bem próximas de nós à Moda de Viola, está sempre presente.
Os emboladores repentistas também se incluem no nosso folclore. São as famosas emboladas. Este tipo de ritmos é muito freqüente nas feiras livres que não deixa de ser também um hábito folclorista de nossa região.
Essas manifestações são muito freqüentes na Paraíba e Pernambuco.
As Cantigas de Roda, Cirandas, e brincadeiras outras que caracterizam o folclore infantil.
Carro de Bois, integrante do nosso folclore por ser um meio de transporte muito característico com toques originais que formava ou é formado por uma carroceria rústica de fueiro e uma canga de bois que transportava os nossos produtos como: a cana-de-açúcar, para as nossas moagens e outros produtos similares.
Carnaval, o maior Folclore brasileiro com uma intensidade muito grande em todo País.
Aqui no o carnaval começou aparecer por volta dos anos 30 com pessoas que se vestiam aleatoriamente somente na terça-feira de carnaval com roupas femininas, de animais, e como o satanás.
Já nos 50/60, começaram a aparecer os primeiros grupinhos que quase formavam um Bloco Carnavalesco.
O primeiro bloco que tenho conhecimento era o bloco dos sujos, muitas pessoas do Clube Artista Ipuense se vestiam com um saco de estopa e passavam o sujo das panelas no rosto. (Tirna) e saiam rua afora cantando e dançando as marchinhas do carnaval da época.
Depois apareceu os Corrupiões sem Maldade também composto por membros do Clube Artista Ipuense, bem grande com muitos participantes vestidos de uma camisa de mangas compridas de cor Amarelo queimado um Calça Branca e um quepe em branco e amarelo.
Fizeram o carnaval do Ipu por muito tempo. Ainda hoje existem remanescentes deste bloco. Perdemos na semana passada um dosúltimos de seus remanecentes - O MESTRE ZÉ MOSAICO. Hoje contamos ainda com o Zé Artur e ZÉ Teixeira.
Já nos 70/80, surgiram as Escolas de Frevo, dando uma expressão fortíssima no nosso carnaval, pela beleza de suas fantasias e adereços e o valor histórica que cada bloco representava.
Era o Custemu X Xeguemu, Punk, Aventureiros do Havaí, Papalalau (ainda hoje existente), Os Réus, Spakpemu, e outros que não me recordo agora.
E assim eram mais ou menos as nossas manifestações folclóricas.
Qualquer pesquisa que possa inserir no texto, fiquem a vontade.Afinal de contas a nossa história é ampla e rica.
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