sábado, 2 de outubro de 2010

Variedades IPU

O 1° e único Clube Filatélico e Numismático de Ipu, foi criado em 12 de maio de 1994, recebeu o nome do filatelista Francisco Melo. O seu fundador foi Paulo Germano Martins Aragão, também seu primeiro Presidente.

A 1ª Casa Residencial a receber Energia Elétrica no Ipu foi do Sr. Janjão Campos em 1931, logo após a sua inauguração em 20 de setembro de 1931.

A 1ª Geladeira à Gás (querosene) vinda para Ipu era de propriedade de Rosa Severo, em 1940.

O 1° Vídeo Cassete vindo para Ipu era de propriedade de Denis Torquato em 1988.

A 1ª Ordenação Sacerdotal de Ipu foi do Pe. Francisco José de Aragão e Silva, em 01 de janeiro de 1965, sendo oficiante D. Antonio Fragoso Bispo de Crateús, o ato religioso aconteceu na Igreja Matriz de Ipu.

O 1° Vestibular de Ipu foi realizado em janeiro de 1982, promovido pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, o curso foi de Pedagogia.

A 1ª Mi-careta de Ipu (Carnaval fora de época), foi em 1998, nos dias 23,24 e 25 de janeiro do mesmo ano.

O primeiro Banco de Ipu, foi o Banco Rural fundado em 15 de janeiro de 1929.

O 1° Ar Condicionado que funcionou em Ipu foi em 1966, no Banco do Brasil.

A primeira Vitrola de Ipu era de propriedade de João de Andrade Cajão, em 1921.

A primeira Fábrica de Refrigerantes de Ipu foi “Fábrica Wolga”, fundada em 07 de janeiro de 1957, de propriedade de Antonio Marinho de Melo.

A primeira bicicleta, o 1° Motocicleta e o 1° Ventilador, não encontramos nada que pudesse provar as datas dos seus aparecimentos. Supõe-se que o 1° Motocicleta tenha sido de propriedade do Sr. Sebastião Aragão mais conhecido como “Seu Bitião”.

A Festa Religiosa de São Francisco no ano de 1993, não se realizou.O Vigário era o Pe. Moraes.

O Busto de Delmiro Gouveia foi aposto na Praça que leva seu nome, em 26 de agosto de 1963.

A Coluna Prestes (Revoltosos) comandada pelo Ten. João Alberto Lins Barros, irmão de Dr. Apolônio Barros entraram na cidade de Ipu, na madrugada do dia 13 de janeiro de 1926.

O primeiro Semáforo de Ipu foi instalado no dia 31 de agosto de 2001, no cruzamento que fica entre o Alto dos 14 e Avenida Cel. José Aragão o seu funcionamento se deu às dezenove horas e 2 minutos.


O 1º carro a transpor o sinal foi do vereador Luiz Quim, um Kadet de Placa HYT 5403, e a primeira moto foi do Radialista Djalma Marçal, de Placa HWE 3828 e a primeira bicicleta foi do garoto Maxwel de 12 anos residente no Alto dos 14.

O primeiro Coral criado pela Prefeitura Municipal de Ipu se deu no dia 25 de abril de 2001, pelo Prof. Francisco Melo. São em número de 30 os seus componentes, entre homens e mulheres. O instrumentista é o Gonçalo Vale de Paiva o “Gonçalo do Dão”, o seu dirigente é o Prof. Melo.

A primeira Missa que temos conhecimento tocado com uma sanfona foi no dia 22 de novembro de 2001, no dia da Padroeira da Música, Santa Cecília. O oficio religioso se deu na Igreja Matriz de Ipu e o sanfoneiro foi o Gonçalo Vale de Paiva, “Gonçalo do Dão”.

A primeira Superiora do Patronato Sousa Carvalho foi a Irmã Carmélia da Costa Nogueira

O primeiro Gerente do Banco do Brasil de Ipu foi o Sr. Argemiro Luiz de Assis.

A primeira Sapataria de Ipu chamava-se “Sapataria Ideal”, de José Palhano em sociedade com Caboclinho Mourão.

O primeiro Juiz de Direito de Ipu foi o Dr. Manoel Mendes da Cunha.

O primeiro Juiz do Município foi o Dr. Vicente Alves de Paula Pessoa.

O primeiro Promotor de Justiça de Ipu foi o Dr. Paulino Costa Braga.

O primeiro Tabelião da cidade foi o Sr. José Sabóia.

O Primeiro Delegado de Policia de Ipu foi o Sr. Joaquim Pereira do Carmo.

O primeiro Centro Cultural de Ipu foi inaugurado em 29 de março de 2003. Recebeu o nome da: Profª Valderez Soares, na gestão da Prefeita Municipal Antonia Bezerra Lima.

A Estátua de Iracema foi erguida no Jardim de Iracema no dia 26 de agosto de 1967. Já nos anos 80.A mesma foi quebrada triturada e enterrada na Administração do: Prefeito Eufrásio Mororó.

As primeiras Mungubeiras plantadas no Ipu foi na Rua da Goela. Sementes trazidas do Amazonas pelo Cel. Manoel Dias Martins em 1907.

A primeira Diretora das Escolas Reunidas de Ipu foi Dona Carmélia Frota Passos que trabalhou por mais de 30anos naquela Instituição de Ensino.

A primeira Missa celebrada na Casa de Oração construída em 1765 com a frente virada para o Poente foi rezada pelo Padre Manoel Pacheco Pimentel da Freguesia da Matriz de São Gonçalo da Serra dos Cocos.

O primeiro concerto Clássico de Ipu aconteceu no dia 29 de março de 2003, com Carlos Velásquez no violão Marco Vinicius ao violino, por ocasião da inauguração da Casa de Cultura Professora Valderez Soares.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário