FOLCLORE
O estudo dos elementos que
formam hoje o campo do Folclore, por muitos séculos, a denominação de
antiguidades populares e, posteriormente, tradições populares. A partir de
1807, adotou-se, também, etnografia, usada por Campe, lexicógrafo alemão, com o
sentido de “descrição de povos”. Na Espanha foram propostas do modo que pediam
as tradições populares; na Alemanha, volkskunde e volkihre; em Portugal,
demótica e etnografia; na Itália, etnografia, demospsicologia, ciência dêmica;
na França, antropologia, demopsiquia, tradicionalis, oui-dire.
Portando quando indagamos, apartes e debatemos palestras sobre
folclore a uma clientela heterogênea têm demonstrado como se pensa, como se
conjectura sobre o assunto.
ELEMENTOS
FORMADORES DO FOLCLORE BRASILEIRO.
Quando se diz que a formação da cultura folclórica brasileira é
devida ao Português, ao Negro e ao Índio, a imagem se apresenta como idéia de
homogeneidade das três etnias, uma de cada continente.
Os Portugueses passando a cultura européia por serem os nossos
descobridores.
O Negro, vindo da África, também instalou aqui os seus costumes.
O Índio era um autóctone ou veio de outras partes do mundo?
Entre as suposições estabelecidas para explica-los a sua presença, a de maior
aceitação é a de que descende de raça mongólica e teria atravessado o estreito
de Behring. Seu padrão cultural corresponderia ao neolítico ou mesolítico.
A Geografia
Humana, e os tipos brasileiros, Gaúchos, Vaqueiros, Baianos, Caipira, Tropeiro,
Jangadeiro etc. e a Geografia Física, Praias, Sertões, Grutas, Lagoas,
Montanhas, zonas de Pastoreio, de Mineração, da Agricultura etc., são
explicadas pela literatura oral.
LITERATURA
ORAL
Temos dentro deste contexto, a Poesia o Romance e outros.
A LITERATURA DE CORDEL denomina-se literatura de cordel a poesia
apresentada em pequenos folhetos exposta sobre um Cordel para comercialização
nas feiras.
As poesias escritas atualmente de preferência em sextilhas
sempre contam em seus versos, flagelos de natureza, cangaço, tragédias,
acontecimentos raros que ofereçam humor e recreação.
É uma forma poética de valor inestimável para o estudo da
língua, permitindo abordar a temática, e o vocabulário, composição estrófica, rima
prosódia e igualmente a forma musical do acompanhamento.
O DESAFIO é o encontro de dois cantadores que
desenvolvem um duelo poético, em versos, apoiada, uma parte no dizer comum e
tradicional dessa pelejas, dependendo a outra da criatividade, do
improviso.
Várias danças brasileiras comportam o desafio, como a
cana-verde, calango, cururu, batuque etc.
REPENTE, ainda que o cantador de desafio seja um
improvisador, o título que almeja é o repentista, porque a esta é conhecido o
galardão maior do poeta, daquele que em qualquer situação, expressa, com a
beleza o espírito alerta ao seu pensamento. Ao repentista é oferecido um temam
a ser desenvolvido livremente, mas também lhe oferta o MOTE, dístico, quadra a ser glosado com as regras costumeiras.
DÉCIMA é o nome próprio da estrofe de dez versos
que passou a denominar outras formas estróficas com narrativa cantada.
Há décimas amorosas, sentimentais as rabelaisianas que levam ao
imensurável os atributos de pessoas e animais.
TROVA, singela e a mais comum das formas
poéticas, a trova é uma estrofe de quatro versos de 7 sílabas, com rima no 2° e
no 4°.
MÚSICAS FOLCLÓRICAS
È a música do povo, melodia, harmonia e ritmo, sem autoria
conhecida, transmitida oralmente e integrada no contexto do meio folk,
linguagem cultural que veicula expressões em momentos e finalidades determinadas.
Tem características próprias e sai através da voz humana ou de instrumentos
musicais, sendo estes os mais comuns: tambores, pandeiro, adufe, bumba, caixa,
zabumba, cuíca, viola, cavaquinho, violão, rabeca, berimbau, flautas, buzina,
apito, berra-boi, sanfona, bastões, chocalhos. Como conjunto instrumental, a
Banda Cabaçal, (banda de pífanos, banda de couros, zabumba), formada por dois
pífanos, um zabumba e uma caixa, variando com pandeiro, triângulo e prato.
DANÇAS FOLCLÓRICAS
Dança folclórica e a manifestação de um grupo de estrutura
simples, apenas mestre e dançadores, com coreografia própria, sem texto,
dramático, com ou sem indumentária determinada, grupo por vezes aberto,
permitindo a inclusão de outras pessoas (ciranda, coco, jongo).O seu estudo
pode ser realizado: a)pela sua forma – roda, roda com par ao centro, roda de
pares, fileiras, par solto, par unido, conjunto etc.;b) quanto à finalidade
(rituais, de intenção religiosa, profana); c) quanto a possível origem ou
influencia (européia, africana,indígena).Dada a mobilidade do grupo humano, as
danças folclóricas podem ocorrer em qualquer região, havendo, entretanto,
razões que fundamentam a área do batuque, do jongo, do coco etc.
Em listagem sumária, são estas as danças folclóricas
brasileiras: ciranda, cana-verde, catira ou cateretê, cururu, coco, baião,
xaxado, balaio, dança de São Gonçalo, batuque, congada, Moçambique,
pau-de-fita, vilão quadrilha, maracatu, samba, fandango (série de danças do
sul), chula, xiba, xotes, polca, mazurca, lundu, dança de Santa Cruz, carimbó,
siriá, retumbão, maculetê, dança dos velhos, torém, mineiro-pau, frevo,
corta-jaca, miudinho, ciriri, maxixe etc.
FOLGUEDOS FOLCLÓRICOS
O grupo de folguedo tem uma estrutura complexa, com mestre,
dançadores, personagens com hierarquia e atuação definida, indumentária
determinada, elementos tradicionais, ensaios, parte dramática, grupo fechado
sem a participação de outras pessoas.
O folguedo do boi (com denominações e enredos diversos), existe
em todos Estados.
Os folguedos de maior incidência são: guerreiros folia de reis,
caiapó, reisado, reis de boi, pastoris, caboclinhos, alardo, tapuios, chegança,
marujada, fandango (do Nordeste), nau catarineta, cavalo marinho, pássaros,
tribos, cavalhadas etc.
Identificação do folguedo: folia de reis,
boi-pintadinho,bumba-meu-boi,boi-bumbá,boi-de-mamão,pastorinhas, reisado, folia
do divino.
CONCLUSÃO SINTÉTICA
A formação de nossa cultura é originada de vários costumes,
tendo-se em vista que o Europeu aqui nos influenciou, a partir do nosso
descobrimento. O Africano que veio trazendo as suas influencias que ainda
predominam no nosso meio cultural, como: as crendices, muitas de nossas danças,
comidas, músicas, etc.
O Índio o nosso primitivo com as suas manifestações culturais,
como a dança, alimentação, modo de vestir e de agir, contribuiu fortemente para
formação de nossas tradições.
Frutos de uma miscigenação que somos temos, portanto a
influencia de três diferentes raças que nos condiciona uma cultura bem variada
e cheia de implementos que até hoje predomina no nosso
Povo.
A Literatura aqui pautada está sempre direcionada a influencia
dos Portugueses onde foram consagrados grandes mestres de uma Literatura ainda
hoje questionada nos meios literários de nossa gente.
As músicas e danças todas se mesclam com o Europeu, Africano e
Indígena.
Francisco Melo
Março,
de 2.001.
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