sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Aguardo com ansiedade as obras do professor Francisco Melo. Apesar das leituras constantes e necessárias sobre os meus temas de trabalho, considero que os livros do mestre ipuense inauguram o meu “ano literário”.
Reconheço a importância de pequenas doses de felicidade ao longo do dia, principalmente, dos mais difíceis. Porém, o passar dos tempos também ensina a saber apreciar as experiências com o cuidado que merecem. E foi assim, com carinho e paciência, que aguardei alguns dias para ler com calma “Acordes na Madrugada – Poesia, Crônicas e Comentários”.
Professor Mello sempre “se reiventa”. É mais do mesmo, mas surpreende com o inédito. É o ontem, o hoje e o amanhã. É o estudioso que sabe valorizar a pesada enciclopédia na prateleira da biblioteca, mas que entende a relevância de comentários em uma rede social. Retrata como poucos a simplicidade cotidiana, porém é ousado ao trazer, por exemplo, um parágrafo sobre o aquecimento global após lindos versos sobre o amor. E quem disse que ciência e sentimento não combinam?
Falando em coisas do coração... As obras do professor Chico Melo são como casamento: a alegria, a tristeza, a saúde, a doença. Escreve com gosto, com a riqueza de detalhes de quem “ficou pra contar a história”. Na verdade, Chico Melo mataria Getúlio de inveja pois permaneceu na vida e ainda entrou pra História como Imortal das Letras!
Acho interessante como o mestre ipuense oferece seus livros aos que os conhecem e aos que não o conhecem. Parece que a missão do homem é compartilhar experiência “com Deus, o mundo e o resto”. Seus cabelos brancos são respeitáveis, sua trajetória profissional como educador é inquestionável e marca/marcou muitas gerações de Ipu, mas seu legado é mais amplo.
Francisco Melo é um homem que não coleciona pessoas com uma frieza quantitativa, mas sempre tem um comentário carinhoso a tecer sobre elas. Sigo aprendendo com seu exemplo e, felizmente, hoje chegou o dia de registrar o meu.

Um abraço da Lívia Xerez 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017


Excelente documentário!
Gorete Farias.
Me trouxe à memória quando, há 37 anos atrás, eu comecei trabalhar no SESP, onde hoje é a Secretaria de Saúde e sendo o Cabaré de D. Sergina ali em frente, onde hoje é a Casa de Saúde São Sebastião... quantas vezes assistimos as citadas brigas e atendemos as pobres meretrizes! Quantas vezes vimos os homens ricos do Ipu chegarem lá e ao som da música "Lama" de Núbia Lafayette, embriagarem aquelas coitadas para depois as tornarem reféns de suas orgias... quantas vezes vimos o saudoso Koquite, nas suas vestes brancas e seu chapéu de massa estilo "velho malandro"...quantas lembranças! Eu tive um namorado, que ele frequentava o cabaré também, claro, até porque os rapazes buscavam suas necessidades carnais, já que era um tempo em que diferente de hoje ( onde as prostitutas se oferecem em bandejas e gratuitamente) , as moças da sociedade se fizessem sexo tinham que casar.Pois bem, esse meu namorado se apaixonou por uma daquelas meretrizes... réu confesso (kkkkk), e foi fogo para fazê-lo esquecê-la!
Pensando... hoje é bem pior, viu D.Chica? Hoje nós vemos, Prof. Iramar, uma liberdade libertina onde as coisas sagradas e profanas estão juntas e misturadas!
Ah, se eu for começar a escrever os filmes das coisas que, de repente, esse vídeo aflorou em minha mente, vai longe... tempos que não tenho saudade, tempos que não voltam mais"!
Que Jesus tenha misericórdia de todos nós, nos livre de todo o mal e receba como cheiro suave, o arrependimento destas mulheres da vida fácil/difícil , como também das cafetinas.
PARABÉNS À TODOS QUE FIZERAM PARTE DESTA EQUIPE DE PRODUÇÃO DESTE TRABALHO

domingo, 22 de janeiro de 2017


Da série : Amigo do Ipu
Durante o final de semana que passou (13 a 15.01.17) estive com a minha esposa Maria Alice Mesquita de Oliveira (ipuense) e meu neto Murilo (paulista), na cidade de Ipu (CE).
Participei dos tradicionais eventos que acontecem durante o mês de janeiro naquele município.
-Da tradicional Festa do Reencontro dos Filhos e Amigos do Ipu, na sua XV edição, realizada na Praça do Quadro da Igrejinha e que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade
-Da posse da nova Diretoria da Associação dos Filhos e Amigos do Ipu - AFAI, da qual, com muita honra, faço parte.
-Da Reunião da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes - AILCA.
-Da "Trezena" de São Sebastião, Padroeiro da cidade.
-Da Tertúlia da AABB - Associação Atlética Banco do Brasil.
Falando em AABB registro o trabalho de revitalização que vem sendo desenvolvido naquele clube pelo meu amigo Bosco Ferreira, Gerente Geral da Agência do Banco do Brasil de Ipu (CE).
Em breve a AABB voltará a ser o "point" da sociedade ipuense.
De volta para Fortaleza, além de saudades daquele povo acolhedor, trouxe na bagagem duas obras literárias que me foram gentilmente presenteadas pelo seus autores.
1) ACORDES na Madrugada - Poesia, Crônicas e Comentários de autoria do Professor e Historiador Francisco De Asis Assis. Chico Mello ( o maior arquivo vivo da história do Ipu e de seu povo).
No seu livro, o autor me deu um presente maior, inserindo na sua obra uma "cronica" que escrevi sobre o mesmo e que foi publicada no site da AFAI
2)Contribuição à Genealogia da Família Aragão no Município de Ipu, Ceará de autoria do Professor e empresário Luis Pessoa Aragão (Org).
Um belo trabalho de pesquisa e uma produção gráfica do mais alto nível.
Um agradecimento especial ao meu primo Nadson Rocha que me presentou com cópias de parte do livro "Notas de Viagem" de autoria de Antonio Bezerra.
O livro faz citações sobre o nosso Bisavô Joaquim Manuel da Rocha Franco

domingo, 8 de janeiro de 2017


Mais um grande evento cultural acontecerá em Ipu, no dia 12 de janeiro de 2017. 
A Casa Verde será, mais uma vez, palco de magia e encanto numa mistura de palavras, versos e prosas que contam histórias de fases vividas, de amor e de saudades. A (H) história será contada também, através de cores e traços que darão vida a momentos reais e de sonhos, por meio da pintura. 
Desta vez não irei falar por grafias, mas traduzirei sentimentos e pequenos "fashes" de pensamentos ou uma fatia da minha existência num colorido suave que simboliza o meu interior e da expressão mais forte dos tons que mostram a Natureza, nosso tablado terreno. 
Agradeço, mais uma vez, ao grande idealizador e realizador de sonhos, Dr. Luís Aragão ! 
Parabéns aos artistas que farão parte desta noite, promovendo arte e beleza

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A VOZ DO VERSO
A Morte de Vida!
VIDA Amélia Guedes ALVES
+ 3 de janeiro de 2017
VIDA deu vida ao teatro,
O rádio e a Televisão
Os dois beijos, hetero e gay,
Os primeiros delas são
Com Walter Foster e Georgia.
Que mortos também estão.
FOTOS
1- "Sua Vida Me Pertence", onde houve o primeiro beijo(HETERO) na TELEVISÃO, "escândalo" para a época, embora fosse um beijo leve e delicado.Vida e Walter Forster.
2-Primeiro beijo gay,descrito pela atriz: ``Era um programa inteiro, com a captação de um filme. Era a história de uma menina malvadinha que, por uma nota baixa, inventa que duas jovens eram amantes. Isso fez com que os pais tirassem as filhas da escola. Foram saindo todos os alunos. A escola teve que ser fechada. As duas moças, eu e a Geórgia Gomide, ficaram muito tristes, sentaram-se uma perto da outra. Deram as mãos e disseram que se amavam. Deram um beijo, também de uma forma mais romântica que erótica.``Vida Alves,G 1